top of page
Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para que você conte sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

Iluminação: Espetáculo - Ruth Trigueiro.



Começarei apresentando, em visão geral, cada um dos modelos de refletores e spots mais usados na criação de ambientes e/ou efeitos em uma iluminação cênica.

Primeiramente, o Pano convexo: um dos equipamentos mais comuns no teatro, conhecido também como PC, nomeado assim por utilizar uma lente de plano convexa para fazer com que uma luz tenha um foco em determinado local a ponto de produzir uma fonte luminosa bem definida. Sua potência pode variar, mas tendo as de 500W, 650, 1000W e 2000W como as mais comuns.
Fresnell: lente sido inventada pelo frânces Augustin Fresnel, leva o nome do próprio. Semelhante ao plano convexo, sendo que fornece um detalhamento focal menos acentuado. Com luz mais suave, suas sombras são menos definidas. Bastante útil para a formação de contra luzes, banhos, etc., o Fresnell é o tipo de equipamento essencial dos teatros.
A Scoop, também chamada de “Panelão”, sua luz abrange uma grande área, sendo pois uma luz de preenchimento.
Refletor par: Possui uma lâmpada que contém um espelho parabólico (Parabolic Alumized Reflector). Tais lâmpadas são encontradas em alguns ângulos de espelhamento (par38, par64, par20...). Seu foco é definido, brilhante e oval. Seus ângulos de abertura dependem também dos tipos de bulbos e formato das lentes frontais. Encontradas em potências que variam entre 20W e 1000W.
Elipsoidal: Equipamento de foco bem definido produzido pela luz dura. Usa-se para a projeção e recortes de imagens no fundo de estúdios e/ou para efeitos no teatro. Projeções feitas por globos de aço ou de vidro dicríco. Encontrado em mais vários tipos de abertura focal e regulagem, e nas mais diversas potências também.
Soft light: Esse equipamento é utilizado para fornecer uma iluminação soft, ou seja, um banho de luz bem homogêneo que, geralmente, atinge uma região extensa. Pode ser utilizado para uma iluminação principal, só que é mais usado como luz de preenchimento.
Set light: também sendo uma iluminação soft, só que com uma definição focal mais larga. Geralmente encontrados com uma lâmpada de potência variada entre 300W a 2000W. Bastante usados também em gravação de “externas” devido a sua malebilidade e escalabilidade.
Bem, espero que essa visão geral dos equipamentos de iluminação teatral seja o suficiente para que se tenha, pelo menos, uma noção de que tais recursos que são utilizados para a indicação de climas e ambientes, sendo assim, parte integrante de uma arte cênica.

- Escolher cores para provocar sensações com a iluminação, de acordo com a cena.
R= Azul e vermelha: sirene de um carro da polícia. E a luz branca provoca a sensação de centralizar ou expandir a cena.

- Dizer qual sensação quer provocar com a iluminação de cada cena (mín. de 30% do espetáculo).
R= Com o uso dos refletores de cores azul e vermelha, passar a sensação de que há o barulho e as luzes (claro) da sirene de um carro da polícia ali.

bottom of page